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AS GRANDES OBRAS DO BRASil
Elmer Barreira Ponte
Contemplamos atualmente no Btosil a agilidade no manuseio dêsses problemas, cara-
construção de inúmeras obras de grande porte, cteristicas estas nem sempre encontrados nos
que deverão diminuir o abismo existente entre órgãos públicos. Esta a razão da ocon êncio
o que possuimos e o que necessitamos nos cam- dos prejuizos citados.
pos de urbanismo, transportes, comunicações, Muita gente ignora o que se constrói den-
energia, hidráulica e finalmente no tocante à tro de nossas próprias fronteiras. Faremos en-
infra-estrutura de um modo amplo. Estas tão uma descrição das grandes obras otuc.s ae
obras representam uma inversão de recursos engenharia no Brasil. Êste relato, embora lon-
fabulosos e, por isso, implicam numa responsa- ge de completo, fornece uma idéia da magni-
bíiidode tremenda do poder público quente a tude dos diversos setores.
definição de viabilidades, prioridades e conce-
pções técnicas. Isto resulta na necessidade de URBANISMO: Neste campo, São Paulo e
estudos apurados que têm levado à cuntrata- Rio de Janeiro lideram. Nesta última. por
çõo de inúmeros consultores que hoje auxiliam exemplo, existem atualmente em projeto ~u
os órgãos públicos conieccionondo planos inte- execução mais de 3 km de extensão em túneis
grados de desenvolvimento de CIdades, vales ou e mais de 40 viadutos. Para o Rio de Jareiro,
regiões ou ainda planos de expansão econômica sufocado entre o mar e as montanhas, estes
setorial. Êstes trabalhos apontam obras neces- obras, têm caráter vital. Em São Paulo, cujo
sárias e levam a estudos de vtobilidodcs que crescimento durante muitos anos se processou
irão dizer da possibilidade técnica e de conve- de 'forma caótica, o ritmo de obras, que de ogo-
niência econômica de tais obras. Podemos ci- ra em diante será dirigido pelo planejamento
tar inúmeros exemplos como os estudos que le- racional previsto no Plano Urbanistico Básico,
varam à construção das grandes hidreíCtricas; não é menor. Ambas as capitais serão dotadas
o planejamento da cidade de São Paulo até o de sistemas de transporte subterrâneo em mas-
ano 2 000, constante do Plano Urbonisttco Bá- sa t" subways") sendo que as obras em São
sico dado ao municipio pelo brigadeiro Faria Paulo já tiveram sua execução intciada.
Lima; o estudo dos transportes pelo GEIFOT, HABITAÇÃO: O Banco Nacional d·,l Ha-
órgão que pertenceu ao Ministério dos Frcns- bitação com seu programa de inversões maci-
portes; os estudos de inúmeros vales espalha- ças no setor da casa própria concedeu moi!>de
dos por todo o Pais, como o do São Frot-cisco, NCr$ 7,6 bilhões de empréstimos em 7968,
o rio Paraiba, as bacias do centro-sul de um ocasionando investimento total superior a ....
modo geral, o vale do rio Ceará-Mirim no Ri:> NCr$ 4 bilhões.
Grande do Norte e os vales existentes no Cea-
rá. êste« estudos custam grandes somas de di- Foi iniciada a construção, sàmente (·m
nheiro e são de difieil confecção em ;;m pois 7968, de mais 770 000 habvtcçôes, Foram
de estatisticas e previsões falhas. Os iotõros concluidas no mesmo ano 708 000 urudodes
interligados são tantos que sua análise cO'~lple- resiáenciais, Ao mesmo tempo foi imciod'l a
ta pode requerer o uso de centros de processa- politica de concessão de empréstmos oar : sa-
mento eletrônico de dados, ainda escassos no neamento de núcleas urbanos em todo o pais,
pais. o que significa beneficias diretos para m-lbões
de pessoas.
A realização de estudos de pkmeiomento
e viabilidade envolve, de certo modo, o choque TRANSPORTES: A obra mais orroiodo é
de dois fatôres. Em primeiro lugar, são neces- a construção da ponte Rio-Niteroi com finan-
sários grandes espaços de tempo para as obser- ciamento britânico e que terá o seu cusro inte-
vações, coletas de dados, análise e concíusões gralmente pago ao fim de dez anos de funcio-
finais. Por outro lado, a evolução tecncicqica namento com cobrança de pedágio. Esta ponte,
muito rápida em muitos casas rnodiitca comple- que deverá ser entregue ao tráfego em 7977,
tamente a natureza das soluções a serem odo- quando então figurará entre as mais notáveis
todas, desviando o sentido previamente estabe- do mundo, foi orçada em oproximociotnente
lecido para os estudos, podendo até torná-Ias NCr$ 240 milhões. Deverá ser responsável
inúteis. Já temos presenciado em nOS;0 pois pelo escoamento total do fluxo de veiculos en-
fotos desta natureza. Estas considerações io- tre Rio e Niteroi segundo as conclusões dos es-
zem ver a importância da flexibilidade e da tudos de viabilidades.
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