gestão: a concretização da idéia :: diretorias :: foto
  voltar :: imprimir  

  


Exerceu os cargos de Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI e de Diretor Regional do SESI de 1950 a 1962.

Primeiro Presidente e fundador da FIEC. Nascido em Fortaleza em 04 de abril de 1910, faleceu em 17 de janeiro de 1970. Descendente de tradicional família cearense, filho do industrial e grande benemérito, Antônio Diogo de Siqueira e de D. Elisa Viana de Siqueira, casou-se com a Sra. Norma Ferreira Diogo e tiveram os filhos: Silvia Diogo Holanda, Antônio Eduardo e Waldyr Diogo de Siqueira Filho, que deram continuidade às empresas paternas.

Formou-se Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Bahia em 1932. Atuou nos setores da indústria de extração de óleos e da construção Civil, dando novo perfil urbanístico a cidade de Fortaleza.

Foram suas preocupações sociais com os operários de suas fábricas e da indústria Cearense que o levaram a engajar-se nas entidades de classe, promovendo a fundação da entidade patronal da indústria, a FIEC, em 1950. Exerceu os cargos de Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e dos Conselhos Regionais do SESI e do SENAI e de Diretor Regional do SESI de 1950 a 1962.

Foi Diretor Tesoureiro da Confederação Nacional da Indústria no período de 1956 a 1960.

Em sua gestão, construiu obras para sediar essas entidades na capital e no interior do Estado; firmou convênios internacionais que propiciaram recursos financeiros e equipamentos para as atividades sociais do SESI/Ce e o ensino profissionalizante do SENAI-Ce em favor da educação de bem estar do trabalhador industrial.

O nome de Waldyr Diogo de Siqueira perenizado em bronze, como um fanal, à porta do Auditório desta Casa, lembra a seus Companheiros industriais pelo exemplo de honradez e tenacidade realizadora, o seu dever de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do povo cearense.

:: topo ::