início  -  voltar  -  imprimir
Premiações FIEC — Troféu Cidadania  

Airton Vidal Querioz

Biografia : Discurso : Resolução : Álbum

Troféu FIEC - Cidadania 2006
18 de dezembro de 2006

Ilustríssimo Senhor Roberto Macedo, presidente da FIEC, em nome de quem saúdo os demais componentes da Mesa, Ilustríssimas Senhoras, Ilustríssimos Senhores.

Integrar a galeria dos agraciados com o Troféu Cidadania é deferência que exige de quem o recebe, muito mais que apenas sentir-se honrado; exige contínua responsabilidade com o objeto que motivou a distinção, uma vez que a instituição outorgante deste mérito -a FIEC, é a mais legítima representante da classe industrial no Estado, de cujo reconhecimento de ações solidárias de cidadania ressalta, ainda mais, a expectativa depositada na homenageada. Some-se a isso a reconhecida seriedade daqueles que a antecederam, nessa comenda, o que lhe resulta mais envolvimento social.

Por outro lado, dar feição à Fundação Edson Queiroz exige de nós, que a fazemos, a constante preocupação com a pertinência entre as ações desenvolvidas e o objetivo que motivou sua criação, em 1971, qual seja: “criar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento do Ceará e da região Nordeste, por meio da educação e da promoção de diversas iniciativas de caráter social. ” Enfatize-se, também, a indiscutível parceria da Universidade de Fortaleza, sob o comando de professores, alunos e das próprias comunidades assistidas, o que permite estender o real conceito de responsabilidade social.

À visão holística da Fundação não escapou a necessidade de suprir a dignidade do homem nas suas carências mais imediatas. Surgem daí os vários núcleos de assistência à comunidade, que viabilizam o atendimento na área da educação infantil, que propicia a 550 crianças da Comunidade do Dendê, além da educação formal, atividades que envolvem informática, artes plásticas e dança.

O Centro de Formação Profissional do Dendê habilita os moradores, por meio de atividades que geram emprego e renda, permitindo-lhes retorno imediato, advindo das técnicas adquiridas nos vários cursos ofertados.

O projeto do Dendê nasceu da filosofia de que a melhor forma de se conceber o crescimento de uma comunidade é capacitando-a a ser auto-sustentável. Surge daí um sistema cooperativo entre membros da comunidade, que conta com investimentos da Fundação, o que os beneficia com receita advinda da venda de diversos produtos, resultantes de cursos e treinamentos ministrados.

O Núcleo de Atenção Médica Integrada -NAMI, referência no Ceará, presta serviços primários e secundários de saúde à população carente, que se estendem das consultas médicas aos atendimentos psicológicos. Nos 100 consultórios da Clínica Odontológica são ofertados serviços das diversas áreas da saúde bucal.

A Fundação Edson Queiroz em parceria com o Instituto do Rim ajuda aos portadores de deficiência renal a vencer os obstáculos impostos por sua limitação, ao levar-lhes a sala de aula para a clínica de tratamento, permitindo-lhes, com isso, a continuidade dos estudos.

O Projeto Jovem Cidadão, um programa de voluntariado, com a participação de 100 alunos da UNIFOR, assiste crianças e adultos em casas de saúde e centro de reabilitação, conveniados com o Instituto Dr. José Frota, o Hospital Albert Sabin e o Hospital de Messejana.

O Projeto Cidadania Ativa, com o apoio do Escritório de Prática Jurídica, leva à comunidade lições de direitos básicos e de cidadania, que se estendem à população carcerária. As artes, nas suas diversas manifestações, o esporte e o lazer permeiam os demais projetos da Fundação Edson Queiroz. Camerata,Coral, Companhia de Dança, Grupo Mirante de Teatro contribuem para formação de platéias, por meio de espetáculos cênicos, de festivais, de exposições de artes plásticas, e de projetos de arte-educação, destinados prioritariamente a crianças e adolescentes da rede pública.

O meio ambiente preservado tem dignos representantes no campus da Universidade de Fortaleza, que serve de modelo de área de preservação ambiental. Um baobá e um pau-brasil que presenciaram a criação da Fundação Edson Queiroz exibem-se aos mais de 25 mil usuários do campus e servem de ponto de encontro à variada fauna que coabita numa exuberante área verde, que abriga grande variedade de árvores, plantas e flores tropicais. É a responsabilidade de hoje garantindo o verde do amanhã.

Por fim, em nome dos que fazem a Fundação Edson Queiroz e a Universidade de Fortaleza, agradeço a distinção com o Troféu Cidadania 2006, ao tempo em que desejo que outras instituições envolvam-se com ações cidadãs que permitam ao homem nordestino orgulhar-se do solo natal.

Muito Obrigado.

Airton Queiroz
Presidente da FEQ

* Transcrito do original

:: topo