início  -  voltar  -  imprimir
Premiações FIEC — Troféu Cidadania  

Airton Vidal Queiroz

Testemunhando, acompanhando e vivendo toda a história de como se foram edificando e se expandindo os domínios econômicos do fabuloso cearense Edson Queiroz, Airton José Vidal Queiroz sofreu, sim, um grande abalo ao perder a convivência física do inolvidável capitão de indústria, capaz das maiores realizações e de conquistas tidas por impossíveis. Mas, devidamente preparado para os empreendimentos de proporções regionais e nacionais; assumiu um dos postos mais importantes do Império construído pelo seu genitor, e mantém-se firme na multiplicação do formidável legado.

Economista por formação superior e homem de empresa por desígnio e vocação, Airton Queiroz passou a dedicar o melhor do seu esforço e da sua inteligência à expansão do Grupo Edson Queiroz, louvável ambição que enaltece a sua própria terra, numa demonstração de que, havendo talento, arrojo e disposição de trabalho, nenhuma conquista poderá ser considerada impossível. Exemplo, de bandeirantismo em pleno século XX, o industrial Airton Queiroz se impõe como uma das forças mais vivas do Ceará, do Nordeste e do Brasil, contribuindo decisivamente para colocar o seu Estado entre as unidades economicamente mais fortes do território nacional.

Suas atividades empresariais se estendem a todas as unidades do Grupo Edson Queiroz, desempenhando suas funções com extraordinária dedicação, a que se acrescenta uma largueza de perspectivas fora do comum.

Com essa visão ocupa os seguintes cargos: Membro do Conselho Administrativo de Queiroz Comércio e Participações, Diretor Vice-Presidente de Norte Gás Butano Distribuidora Ltda. Diretor Vice-Presidente da Tecnomecânica Esmaltec Ltda. Diretor Vice-Presidente da Paragás Distribuidora Ltda. Diretor Vice-Presidente da Editora Verdes Mares Ltda, Membro do Conselho Administrativo da Serra Negra Agropecuária S.A., Diretor Vice-Presidente da Butano Agropecuária Ltda, Membro do Conselho Administrativo da Juá Agropecuária Ltda. Diretor Vice-Presidente da Sociedade Butano Ltda, Diretor Vice-Presidente da Cascaju-Cascavel Castanhas de Caju Ltda, Diretor Vice-Presidente da Fazenda Teotônio Agropecuária Ltda., Membro do Conselho Administrativo de Entre Rios Agroindústria S.A., Diretor Vice-Presidente da Indaiá Brasil Águas Minerais Ltda. Diretor Presidente do Conselho Administrativo da Companhia Investimento do Pará; Membro do Conselho Administrativo do Mervin Agroindústria S.A., Diretor Vice-Presidente da Midol-Mineração Dolomita Ltda., Diretor Presidente da Esperança Florestal Ltda.

Presidente da Fundação Edson Queiroz e Chanceler da Universidade de Fortaleza, o empresário Airton Queiroz é membro honorário da Academia Cearense de Letras, tendo pertencido ao Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão-ABERT, havendo ocupado a função de Diretor Vice-Presidente do Centro Industrial do Ceará e de Diretor Secretário do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará.

Como integrante de comitivas presidenciais, participou da visita oficial do Presidente João Baptista Figueiredo ao Japão, em 1984, bem como da comitiva empresarial que esteve na China no mesmo ano.

Recebeu o Troféu Cidadania na qualidade de presidente da Fundação Edson Queiroz, em 2006.

:: topo