FIEC On-LINE
       ____
____                                  Notícias do Sistema FIEC

                                                                    Fortaleza,                

 

                                                                    

 

Home

NOTÍCIA_______________________________________ 

SESI avalia com parceiros resultados do projeto Por um Brasil Alfabetizado

Fortaleza, 02/06/2004 - 16h
O Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI-CE) realizou hoje pela manhã, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), um encontro de avaliação com os parceiros do projeto SESI – Por um Brasil Alfabetizado. A reunião serviu, ainda, para que fossem discutidos os próximos passos do programa, bem como trocadas experiências de aprendizagem desenvolvidas pelas entidades engajadas na atividade, em 63 municípios do Estado do Ceará.

No início do encontro, foi feita uma apresentação dos alunos do projeto em Itapiúna
(foto), que desenvolveram uma ação de reciclagem de lixo. O trabalho aconteceu em três escolas da cidade e, ao final, com o material recolhido, foram confeccionadas peças de roupas à base de cartões telefônicos, plásticos, jornais, revistas e tampas de refrigerantes. Participaram alunos na faixa etária de 20 a 65 anos de idade.

A experiência do Ceará no SESI – Por um Brasil Alfabetizado tem sido destaque nacional pelos números alcançados. Esses dados foram mostrados no encontro, indicando que dos 32.242 matriculados no segundo semestre do ano passado, cerca de 23.000 conseguiram aprender a ler e a escrever. O índice de evasão girou em torno de 5%, mesmo assim, muitos casos se aconteceram em razão das dificuldades enfrentadas por alguns municípios por causa do período chuvoso do ano passado.

O superintendente regional do SESI, Francisco das Chagas Magalhães, ressaltou a importância dos parceiros para que as metas fossem atingidas. Ele lembrou que o projeto de alfabetização envolve dificuldades, mas os ganhos superam quaisquer obstáculos que possam surgir. Magalhães destacou que a meta, agora, é avançar cada vez mais, sempre na perspectiva de que o pouco que se obter, em relação ao tema, já significará ganhos, devido à magnitude do programa de alfabetização.

nformativo eletrônico produzido pelo Núcleo de Comunicação do Sistema FIEC
Coordenador do Núcleo de Comunicação Social:
Luiz Carlos Cabral de Morais - Redação:  Luís Henrique, Ângela Cavalcante e Gevan Oliveira- Editor e
webmaster Gevan Oliveira (CE01185jp) -  Fones: (85) 466.5434/35/36  - Fax: (85) 466.5426.

Melhor visualizado em 1024x 768