NOSSOS LINKS

Federações
Jornais
Governo/Ceará
SESI/CE
Mailclipping Comex
Edições Anteriores
Guia Industrial
Clipping Dia-a-Dia
Ceará em Comex
 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

:: Site da FIEC :: FIEC On-LINE
                 Fortaleza,                                  ____________________________________
Fique por dentro            atualizado em
    21/07/2003 

índice de notícias

SindMóveis-CE apresenta na FIEC  projeto TerradoBrazil – Design Show
Cartão de Crédito do BNDES é lançado na FIEC
Curso na FIEC capacita exportador 
Seminário discute uso do gás natural 
SESI realiza videoconferência para educação de jovens e adultos
IEL/CE abre inscrições para  curso de Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos
IEL promove curso Ecoeficiência 

 

SindMóveis-CE apresenta na FIEC  projeto TerradoBrazil – Design Show

O Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Ceará (SindMóveis-CE) apresenta na noite de hoje, às 19h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o TerradoBrazil – Design Show. O projeto é uma parceria firmada há cerca de um ano e seis meses entre empresas brasileiras e americanas para o desenvolvimento de mercado nos Estados Unidos de micro e pequenas empresas brasileiras.

Desde a sua implantação, o projeto, que conta com o apoio do Sebrae, vem desenvolvendo e pesquisando o mercado norte-americano para as bases de sindicatos no Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Através desse contato, têm sido abertas possibilidades de intercâmbio de negócios entre compradores dos EUA e empresas brasileiras.     

A apresentação do TerradoBrazil – Design Show faz parte do esforço de atuação do programa Movexport no Ceará que, além de preparar as indústrias para o mercado internacional, objetiva facilitar a inserção das empresas nesse mercado, procurando minimizar os riscos inerentes a esse tipo de operação.

Segundo o gerente do Movexport-CE, Leonardo Alencar de Figueiredo, durante o evento serão apresentados tópicos como o panorama do mercado importador de móveis nos EUA; oportunidades para os produtos brasileiros neste mercado (estratégias, nichos, produtos e clientes alvos); ações do grupo TerradoBrazil nos EUA e exemplos bem sucedidos de modelos exportadores. Mais informações pelos telefones 261.9769 e 9106.8100.

Cartão de Crédito do BNDES é lançado na FIEC

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançará no próximo dia 7 de agosto, às 19h, no auditório Waldir Diogo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Cartão BNDES, que oferecerá apoio aos investimentos das micro, pequenas e médias empresas de todos os setores (indústria, comércio e serviço). Trata-se de uma nova, ágil e segura alternativa de acesso aos recursos financeiros do banco no sentido de apoiar a realização de investimentos.

O Cartão BNDES permite ao titular do cartão o uso automático de uma linha de financiamento pré-aprovado, preferencialmente para micro, pequenas e médias empresas, no valor de R$ 50.000,00, com financiamento automático em 12 meses, prestações fixas e taxa de juros atrativa. É um instrumento, ainda, que estabelece e valoriza o contato direto entre as MPME’s e o BNDES, via internet, através do Portal de Operações do Sistema BNDES, cujo acesso se dá pelo endereço eletrônico www.cartaobndes.gov.br.

Durante o evento, executivos e técnicos do BNDES irão proferir palestra divulgando os conceitos e as condições financeiras do cartão. Em seguida, a equipe ficará à disposição para o atendimento personalizado às empresas que tenham interesse em obter o cartão ou que queiram se filiar ao Portal de Operações do Sistema BNDES.

Mais informações com o gerente de negócios do Posto Avançado do BNDES na FIEC, Fernando Aragão, pelo telefones 466.5450 e 466.5461.

Curso na FIEC capacita exportador

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza no próximo dia 16 de agosto, no auditório José Flávio Costa Lima, a partir de 8h30min, o curso “Drawback: Ênfase para Sistema Eletrônico no Siscomex - Exportação”. O objetivo é analisar, com aplicação de exercícios práticos, todos os procedimentos relacionados ao principal incentivo às exportações de produtos nacionais, o drawback.

Entre os temas abordados estão: as legislações básicas; as vantagens fiscais e financeiras (inclusive a comparação com outros regimes aduaneiros); a documentação utilizada (com informações sobre o sistema eletrônico); os tipos de drawback; a questão da inadimplência, além das particularidades de se operar com esse sistema. Tudo acompanhado de exercícios práticos.

O treinamento será ministrado pelo especialista em comércio exterior em São Paulo, Ricardo Pinheiro, e destina-se a empresas de todos os portes, assim como para profissionais que necessitem adquirir ou reciclar os seus conhecimentos sobre o tema. Outras informações no Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, pelo telefone (85) 466.5458. 

Seminário discute uso do gás natural

O Uso do Gás Natural nas Instalações Prediais. Este é o tema do seminário técnico que será realizado no próximo dia 30 deste mês, no auditório José Flávio Costa Lima, térreo da Casa da Indústria, a partir da 8h. O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE), Companhia Cearense de Gás (Cegás) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Acompanhe, a seguir, a programação do evento:
8h - Recepção e credenciamento.
8h30min - Abertura do evento pela Cegás, SENAI, Sebrae, Tupy e Procobre.
9h - Apresentação da Cegás sobre o cenário do gás natural nos
segmentos residencial e comercial em Fortaleza.
9h15min - Estrutura de redes de distribuição - Normalização (Ciro
Tebecherani - Tupy).
9h45min - Normas técnicas de instalações prediais (Ciro Tebecherani -
Tupy).
10h15min - Coffe break.

10h30min - Materiais permitidos em instalações prediais de gás (Ciro
Tebecherani - Tupy).
11h - Normas de fabricação de produtos em aço (Ciro Tebecherani -
Tupy).
11h30min - Dimensionamento de instalações internas com tubos de aço -
software (Ciro Tebecherani - Tupy).
12h15min - Debates
12h30min - Almoço
13h30min - A normalização de produtos de cobre (Alberto Fossa - Procobre).
14h - Instalação de tubos de cobre - as boas práticas (Alberto Fossa - Procobre).
14h30min - Dimensionamento de instalações internas com tubos de cobre -
Software (Alberto Fossa - Procobre).
15h15min - Coffe break.

15h30min - Os processos de solda branda e forte - mito e realidade (Alberto
Fossa - Procobre).
16h - O custo de sistemas de aquecimento a gás e cobre - incentivo ao
mercado (Alberto Fossa - Procobre).
16h30min - Debates
16h45min – Encerramento

Outras informações pelo telefone (85) 215.3026.

SESI realiza videoconferência para educação de jovens e adultos

A segunda videoconferência preparatória para o 3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos já tem data marcada. Será no dia 5 de agosto, de 9h30min às 12h, no Rio de Janeiro. O evento terá como tema Alfabetização e Educação ao Longo da Vida: estratégias, metodologias, conteúdos e o papel dos meios de comunicação e contará com a participação presencial de representantes do SESI/SENAI-RJ e interativa do SESI Nacional,  dos  Regionais  de  Pernambuco, Santa Catarina e Rondônia, da Unesco e da Universidade de Brasília (UnB).  

Os conferencistas Paulo Corrêa, Riva Cusnir e Andréa Ramal abordarão os temas Alfabetização: uma leitura atual; Texto e Contexto? - a produção textual em diferentes contextos do processo de alfabetização; e Aprender com novas tecnologias.

O 3º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos é uma realização  do SESI, Unesco e UnB e acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Mais informações sobre a videoconferência: (21) 2587.1138. Para saber mais sobre o 3º Telecongresso, acesse http://telecongresso.sesi.org.br.

IEL/CE abre inscrições para  curso de Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos

O Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL-CE) está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos. O programa, com 360 horas/aula, começará dia 25 de agosto, prosseguindo até novembro de 2004. O curso, resultado de uma aliança com a Universidade Federal do Ceará (UFC), será realizado na  sobreloja da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Para participar da seleção, o candidato deve levar ao IEL-CE, no ato da inscrição, cópia autenticada do histórico escolar de graduação, uma foto 3x4 e preencher o formulário de inscrição.

O conteúdo programático é composto, entre outros, os seguintes itens: Comportamento Organizacional, Organização como Sistema, Metodologia do Trabalho Científico, Recrutamento e Seleção, Remuneração e Benefícios, Treinamento e Desenvolvimento Profissional, Relações Trabalhistas e Negociação Sindical e Gestão do Desempenho Humano.

O objetivo geral do curso é transmitir conceitos e práticas de Administração de Seres Humanos, considerando o referencial histórico e priorizando as modernas teorias. Estimular a compreensão das diferentes perspectivas do executivo para um adequado “FAZER”. Servir de laboratório contínuo aos participantes, de forma a possibilitar a auto-avaliação de sua capacidade gestora.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 466.6508/ 466.6509/466.6514/264-4176 ou pelo fax: 466.6504 ou pelo e-mail: capacitação-iel@sfiec.org.br

IEL promove curso Ecoeficiência 

Despertar nos participantes os novos conceitos e metodologias advindas do desenvolvimento sustentável, aplicados às organizações empresariais. Este é o objetivo do curso de Ecoeficiência com Ênfase em Produção Mais Limpa que o Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL-CE), em parceria com o Núcleo de Tecnologias Limpas/CE e a Unidade de Meio Ambiente (UMA), promove nos períodos de 28 a 31 de julho e 4 a 7 de agosto de 2003.

O curso tem como público-alvo professores, estudantes, empresários, colaboradores organizacionais e profissionais interessados em negócios e meio ambiente. O conteúdo programático é composto dos seguintes itens:

Entendendo o Desenvolvimento Sustentável e seus Pilares; A Ecoeficiência e a Responsabilidade Social; A Ecoeficiência e a Produção Mais Limpa; O Meio Ambiente e a Produção Mais Limpa; Melhorando Economicamente sem Afetar o Meio Ambiente; Reduzindo os Impactos Ambientais; A Importância do Balanço de Massa; A Importância do Balanço de Energia, Estudos de Casos e A Pegada Ecológica. 

O investimento é de R$ 180,00, incluso certificado e material. O curso tem carga horária de 30h/a e será realizado no horário de 18h30min às 22h, na Av. Barão de Studart, 1980 – sobreloja.

Outras informações pelos telefones (85) 466.6508/466.6509/466.6514 ou pelo e-mail: capacitação-iel@sfiec.org.br

.

EVENTOS DA FIEC

Para conferir a agenda de eventos do Sistema FIEC desta semana, acesse:

http://www.sfiec
.org .br/eventos/


EVENT:

Reunião da Diretoria do Sistema FIEC - Entrega do Prêmio SESI de Qualidde no Trabalho 2001


























DATA/


























HORA/LOCAL:
26/novembro, às 18h, auditório Luiz Esteves, 5º andar.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Gabinete
______


EVENTO:

Lançamento do Bo


etim Informativo - GFIP

DATA/HORA/LOCAL:
27/novembro, às 10h, auditório José Flávio Costa Lima.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL:
Previdência Social

______

EVENTO:
Reunião da diretoria do Sidbrita






______

EV

SPONSÁVEL: 
Certrem

 

EVENTO:
Fórum Permanente dos Direitos do Homem

DATA/HORA/LOCAL:
14/Setembro, às 9h, auditório Waldir Diogo.

ÓRG

SPONSÁVEL: 
Certrem

 

EVENTO:
Fórum Per









manente dos Direitos do Homem








DATA/HORA/LOCAL:
14/Setembro, às 9h, auditório Waldir Diogo.












































































































Informativo eletrônico editado pelo Núcleo de Comunicação do Sistema FIEC

Coordenador do Núcleo de Comunicação Social: Luiz Carlos Cabral de Morais - Redação:  Luís Henrique e Gevan Oliveira- Editor: Gevan Oliveira (CE01185jp) -  Fones: (85) 466.5434/35/36  - Fax: (85) 466.5426.

webmaster:
Gevan Oliveira