início  -  voltar  -  imprimir
Premiações FIEC — Troféu Cidadania  

Francisco Newton Quezado Cavalcante

Lúcio Brasileiro, nome de guerra que lhe foi dado pelo primeiro “patrão”, o jornalista Luiz Campos. De lá para cá, passou de autor à personagem, tendo acesso fácil aos salões mais importantes da sociedade cearense e do poder constituído, conhecendo, como poucos, o universo daqueles que decidem no Ceará.

Excêntrico por natureza, Lúcio se diz tímido e que sofre de complexo de inferioridade, o que o fez morar na praia do Cumbuco, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Mas apesar disso, tudo em Brasileiro é superlativo. Autodidata, em entrevista concedida ao jornal O Povo no ano passado, se disse a “maior autoridade” em copas do mundo, ditadura militar e em tudo sobre o filme Casablanca, longa-metragem que garante ter assistido mil e cem vezes, até agora.

Polêmico e surpreendente, é capaz de alternar reações como uma gargalhada que enche o salão principal em seu restaurante, o Ugarte, às intensas emoções repentinas que se exacerbam quando o assunto o incomoda. Quando o assunto é a própria coluna, a modéstia desaparece, considerando-a uma das mais lidas do jornalismo local. E sentencia: “A pessoa que se desinteressa pela minha coluna é porque tem problema de idade, de velhice ou sofre de decadência mental”, declara.

O colunista Lúcio Brasileiro, foi homenageado, pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), com a outorga do Troféu Cidadania. O prêmio foi entregue em solenidade ocorrida no auditório Waldyr Diogo, na noite de 8 de dezembro. A homenagem da FIEC  é um reconhecimento aos méritos do colunista, que completa 50 anos de jornalismo.

De acordo com o presidente da FIEC, Jorge Parente Frota Júnior, o homenageado de 2005 foi escolhido por unanimidade pela Diretoria Plena da FIEC, em reconhecimento aos serviços prestados em seus 50 anos de atividade jornalística. A credibilidade conquistada ao longo da carreira, na opinião de Jorge Parente, foi decisiva para a indicação de seu nome ao troféu.

A honraria, concedida pelo sexto ano consecutivo, foi criada no ano de 2.000, como parte das comemorações do cinqüentenário da FIEC, para homenagear personalidades e instituições do Estado que durante o ano atuaram em prol do exercício da cidadania.


:: topo